Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Feminismo

por Adriana Messias, em 29.08.17

 

Ultimamente o tema da igualdade tem sido muito falado, por bons e maus motivos. Chegaram ainda a criar-se expressões como "feminazi" e eu não podia deixar de dar a minha opinião sobre o assunto.

Nos meus 19 anos de experiência de vida tenha observado que em Portugal se vive um tipo de machismo secreto, há muita gente machista, e muita desta gente defende a igualdade. A realidade é que ainda que se defenda a igualdade de género existem muitos costumes que se mantêm e com os quais eu me tenho deparado ao longa da vida. Por exemplo, uma parte considerável da minha família junta-se ,em diversas ocasiões, na casa dos meus avós, e ai acontece o tal machismo secreto de que falo, as pessoas todas defendem a igualdade, mas quem levanta, põem a mesa, cozinha e faz todas as outras tarefas domesticas são sempre as mulheres... algo que me irritava desde pequena porque não percebia porque é que os meus primos podiam ficar sentados no sofá a ver televisão e eu tinha de tirar a mesa.

E depois dizem-me "mas porque é que é preciso o feminismo? Isso hoje em dia já está mais que ultrapassado" palavras que a mim que sou um bocado bicho-do-mato me irritam profundamente.

Hoje em dia é preciso feminismo sim, é preciso uma verdadeira igualdade de género... as pessoas assobiam para o lado e algumas fingem que as que lutam por estas causas são malucas (ou "feminazis") porque ainda que a igualdade de género pareça uma coisa óbvia para toda a gente, falar e praticar são coisas diferentes.

Eu sou feminista porque não podia ser de outra forma e luto para agir em conformidade com esta minha ideologia. As pessoas têm de para de pensar que o feminismo é uma questão de opinião ou que está associado a partidos políticos. Feminismo é acreditar na igualdade de género e mais nada.

É claro que também existem pessoas que defendem o feminismo e não o fazem corretamente, também é preciso entender que a ideia não deve ser negligenciada só porque há pessoas que a defendem e não agem bem, e outras que são propositadamente machistas e outras que são feministas e não fazem parte do que descrevi.

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor


O mundo, como eu o vejo.

Calendário

Agosto 2017

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

Posts mais comentados


Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D